Me digam, oque seria do mundo dos videogames, se a Nintendo não tivesse se tornado a grande empresa de sucesso que é no mundo dos jogos eletrônicos?
E o que seria das pessoas fãns de seus personagens como Mario, Link (Zelda), Fox McLoud (Star Fox), Samus Aran (Metroid), Donkey Kong e outros?
A História da fundação da empresa Nintendo é mais antiga do que se possa imaginar. Já são 122 anos de história! E haja história pra contar!
E além de ser uma empresa centenária, a Nintendo tem um passado muito curioso.
Mais uma história de sucesso japonesa como a história da Honda e a história do Miojo que vale a pena conhecer.
Das cartas de baralhos aos consoles de video game
Pouca gente sabe, mas a Nintendo antes de ser uma grande empresa multinacional do ramo de videogames era uma pequena empresa que produzia baralho de cartas Artesanal (Hanafuda).baralho hanafuda
Sua empresa começou com a produção de baralhos de 48 cartas. Os cartões foram fabricados a partir da casca de amoreiras. A empresa começou a vender os cartões em duas lojas, uma localizada em Osaka e outra em Kyoto.
Expandir seus negócios foi uma jogada inteligente para o Sr. Yamauchi que logo se tornou o líder da distribuição do cartão no Japão. Yamauchi tinha um espírito empreendedor e teve a idéia de vender as suas cartas em tabacarias.
1929- Fusajiro se aposentou e seu genro, Sekiryo Kaneda casado com sua única filha Tei Yamauchi, assumiu o negócio. Sekiryo adotou o nome de família de Fusajiro se tornando então um Yamauchi.
Sekiryo Yamauchi assumiu como o segundo presidente da Nintendo e a nova empresa foi criada por ele se chamou Yamauchi Nintendo & Co.
Depois de todas essas mudanças, Sekiryo ganhou a confiança de Fusajiro e passou a construir novos escritórios ao lado de seu velho edifício. Durante a gestão de Sekiryo, a Nintendo fabricava somente cartões artesanais, um tipo de barallho japonês.
hanafuda
1949 - Sekiryo Yamauchi sofreu um derrame cerebral e Hiroshi Yamauchi, neto de Sekiryo e bisneto do fundador da empresa, Fusajiro, assumiu o lugar do pai na liderança dos negócios.
Com apenas 21 anos, Hiroshi, demonstrou ter um estilo agressivo nos negócios, chegou a despedir todos os funcionários e contratou uma equipe nova.
1951 - Hiroshi alterou o nome da companhia para Nintendo Karuta Co e os escritórios da Nintendo foram transferidos para um edifício maior e mais novo. A Nintendo começou a produzir os cartões revestidas de plástico.
Nintendo em Kyoto
1959 - Hiroshi fechou um importante acordo com a Walt Disney e passou a produzir cartas estampadas com os personagens da empresa norte-americana. As vendas foram um sucesso e no primeiro ano, a Nintendo vendeu mais de 600 mil desses cartões.
1962 - Foi um ótimo ano para a Nintendo. Ele começou a negociar suas ações na Bolsa de Valores de Kyoto e Osaka. Para significar que a empresa estava indo de vento em polpa, o nome da empresa foi alterado para a Nintendo Co. Ltd., o qual usa até hoje.
1963 - Hiroshi chegou a investir paralelamente em empreendimentos nada relacionados com o mercado explorado pela Nintendo, como uma frota de táxis e uma rede de “hotéis” mas não obteve muito sucesso e em 1968 todos tinham fechado. Mas, isso não quer dizer que Hiroshi deu menos atenção à empresa que herdou, pelo contrário. Além dos jogos de cartas, ele passou também a investir na produção de brinquedos eletrônicos.
Custom Lion Beam Game
Durante a década de 70 Hiroshi conheceu Gunpei Yokoi e Masayuki Uemura, gênios que passaram a criar brinquedos que fizeram muito sucesso, entre eles, um braço mecânico chamado “Ultra Hand” e a linha “Kousenjuu”, composta por “armas de luz” e faziam parte da série Beam Gun.
Curiosidades - A Beam Gun Nintendo foi a primeira empresa no Japão que utilizou componentes eletrônicos no interior de brinquedos para as crianças.
1973 - O sistema de disparo laser, desenvolvido pela empresa, substitui o boliche que durante muito tempo era o principal passatempo no Japão.
A idéia veio de Yamauchi, que aproveitou essas pistas de boliche para servir como tiro ao alvo onde o alvo eram pombos de barro. As células solares podem facilmente detectar se o pombo foi atingido ou não. Era chamado de “Tiro ao alvo Laser System” e se tornou um bem-sucedido entretenimento para maior parte do Japão.
1974 - A Nintendo desenvolve um sistema de proteção de imagem e utilização de projetor de 16 mm em salas de jogos. Começa a exportação para a Europa e América. Mas com a escassez de petróleo do Japão exportar os produtos passou a ser muito caro. A economia do Japão estava em crise, e as pessoas não podiam mais se dar ao luxo de gastar seu dinheiro arduamente ganho, em campos de tiro da Nintendo. Uma nova idéia tinha que ser encontrada para que a Nintendo não afundasse e fosse a falência.
1975 - Yamauchi estava jantando com um de seus amigos de infância que era um executivo de uma das novas empresas de alta tecnologia no Japão. Os avanços tecnológicos que foram feitas com sucesso com microchips eram uma parte principal de sua discussão. Eles estavam tentando descobrir como estes microchips podem ser usados em vídeo games e computadores.
Após o encontro, Yamauchi voltou para casa e fez sua própria investigação sobre os novos microchips.
Odissey Nintendo
Yamauchi-san negocia um acordo com a Magnavox, que permite a Nintendo para fabricar e vender o Odyssey (o primeiro console de videogame em casa) no Japão.
Nintendo e Mitsubishi Electrics tornaram-se sócios e eles começaram a ver como eles poderiam inventar um novo sistema de jogo de vídeo que usou um videocassete.
1976 - A Nintendo lança seu primeiro sistema de videogame doméstico: o televisor a cores Jogo 6. Ele contém seis variações de Pong e depois é sucedido pelo Game TV a cores 15. As máquinas são apenas lançadas no Japão e foram vendidas mais de um milhão de cópias.
1978 - Em Março, a Nintendo libera os jogos de arcade Computer Othello e Bloco Fever.
1979 - Minoru Arakawa, genro do diretor japonês da Nintendo, Hiroshi Yamauchi, inaugura a Nintendo América na cidade de Nova Iorque. A Nintendo abre um departamento de máquinas de jogos operadas com moedas estilo fliperama.
Donkey Kong
1981 - Donkey Kong é lançado na América do Norte e a Nintendo ganha US $ 180 milhões em seu primeiro ano e US $ 100 milhões em seu segundo ano.
1982 - Nintendo x Universal – O sucesso de Donkey Kong chamou a atenção da Universal Studios, que sentiu o personagem era uma violação direta do seu filme King Kong. A Nintendo foi levado a tribunal pela Universal, mas o juiz decidiu a favor da Nintendo que por danos morais recebeu US $ 1,8 milhão da Universal.
Nintendo Famicom
1985 - O Famicom é liberado em os EUA e Europa como o NES (Nintendo Entertainment System). O aparelho foi considerado como o grande salvador do mercado de games que havia entrado em colapso na época, vendendo cerca de 60 milhões de unidades no mundo. Com jogos maravilhosos, como Super Mario Bros., The Legend of Zelda e Metroid, a Nintendo se consagrou símbolo da geração. Uma curiosidade é que as pessoas daquela época não utilizavam o termo “console”, preferindo chamar esses tipos de aparelhos simplesmente de “Nintendo”.
Algumas pesquisas revelam que as crianças estão tão familiarizadas com o Mario e seu irmão Luigi como estão com o Mickey e outros personagens da Disney por exemplo.
1986 - É lançada na Europa a Nintendo Entertainment System. Acompanhada por clássicos como Super Mario Bros., The Legend of Zelda e Excitebike, a NES torna-se um grande sucesso em quase todos os lares europeus. Desenvolve-se e comercializa-se o Family Computer Disk Drive System no Japão para aumentar as funções do Family Computer. Também no Japão começa a instalação do Disk Writer para gravação de software.
Nintendo Game Boy
1991 - A primeira grande concorrente surgiu: a Sega e seu Mega Drive. Foi então que a Nintendo lançou o Super NES com processador 16 bits e as duas empresas, daí em diante, brigaram muito pelo domínio do mercado dos consoles. Mas o Mega Drive não conseguiu manter sua força por muito tempo, pois a dona de Mario criara grandes games, como Super Mario World, Street Fighter II, The Legend of Zelda: A Link to the Past, Super Metroid, Donkey Kong Country e a série Final Fantasy. O SNES vendeu mais de 49 milhões de cópias no mundo inteiro.
Nintendo Mario Paint
1993 - É anunciada a chegada do chip Super FX, uma tecnologia de vanguarda para consolas domésticas. O primeiro jogo a utilizar o Super FX Chip é o Starwing, lançado em Abril.
Estabelece-se a Nintendo em Holanda que recebe a transferência dos produtos Nintendo, que anteriormente eram distribuídos e geridos nos Países Baixos pela Bandai. Estabelecem-se também filiais em França, Reino Unido, Espanha, Bélgica e Austrália.
Nintendo Virtual Boy
Game Boy Light Box
Logo em seguida lançaram o Pocket Monsters (conhecido internacionalmente como ” Pokémon “) o qual teve um sucesso enorme que garantiu o lugar, mesmo que por um breve tempo, poder supremo na indústria de jogos.
Nintendo 64
1997 - A Nintendo lançou o Game Boy Light, portátil que possui características semelhantes à versão Pocket, com o diferencial de ter uma tela com iluminação própria. O Game Boy Light só foi vendido no Japão.
Game Boy Advance
2002- A Nintendo Itália é criada em 2 de Janeiro e inaugura um escritório em Milão. Game Boy Advance – agora disponível nas novas edições Preto e Platina – atinge a barreira dos 5 milhões de unidades de hardware em toda a Europa.
Pokémon mini, o game mais pequeno do mundo, é lançado a 15 de Março em toda a Europa, com quatro jogos, incluindo Pokémon mini Party e Pokémon mini Pinball.
Nintendo Game Cube
No fim de Maio, após 52 anos à frente da empresa, Nintendo Co., Ltd, o Presidente Hiroshi Yamauchi anuncia a sua reforma, nomeando Satoru Iwata como o seu sucessor. No final de 2002, mais de 25 milhões de unidades Game Boy Advance tinham sido vendidas.
2003 - Foi lançado o Game Boy Advance SP que tinha o mesmo tamanho de tela do Game Boy Advance, mas o GBA SP era bem menor, mais leve, e dobrado em forma de concha para se tornar verdadeiramente portátil de bolso. Ele também incluiu uma bateria recarregável e tela backlit.
Nintendo DS
Só no seu lançamento, recebeu 3 milhões de pré-encomendas. O Nintendo DS também sofreu uma dura concorrência com a chegada do portátil da Sony o Play Station Portable (PSP).
2005 - Lançamento do Nintendo DS Lite, parecido com o seu antecessor, porém mais leve e mais fino, com telas mais brilhantes e melhores gráficos. Depois do seu lançamentos foram dezenas de milhões vendidos.
Nintendo Wii
Sem fio sensível ao movimento controladores remotos, built-in Wi-Fi, capacidade e uma série de outras características fizeram o Wii líder do mercado de games de última geração em todo o mundo.
2009 - Lançamento de Wii Sports Resort, acompanhado do acessório Wii MotionPlus para controlos de movimento melhorados.
Wii Fit regressou numa nova forma, com Wii Fit Plus a oferecer aos utilizadores mais formas de controlar o progresso dos seus exercícios. A adição de uma ferramenta de contagem de calorias e a opção de personalizar exercícios em função das necessidades pessoais do jogador asseguraram aos utilizadores a melhor forma de fazer exercício enquanto se divertiam.
New Super Mario Bros
2010 - Lançamento da Nintendo DSi XL. Com características da Nintendo DSi original, porém com tela maior e um ângulo de visualização mais amplo.
Nintendo 3DS
Câmeras estéreo que permitem que os usuários tirem fotos em 3D, que podem ser visualizadas instantaneamente na tela 3D. Pioneira na jogabilidade portátil em 3D sem óculos, a Nintendo 3DS oferece novas surpresas todos os dias, via StreetPass e SpotPass, desde que a leve junto para onde quer que você vá!